Enquanto os alunos trabalham a ficha, o professor
descansa os olhos no relógio. Os ponteiros informam três da tarde. Estamos numa
sala de aula cinzenta e cheia de frio. Lá fora, o sol raia com toda a força. Os
alunos não se impacientam para ir para o recreio, pois sabem que são três da
tarde.
É agora tempo de estudar Petrologia. O relógio
marca três da tarde. O professor ordena aos alunos que abram os livros de
Estudo do Meio na página trinta e dois.
-O que é a Petrologia? – Pergunta um aluno.
-É um ramo da Geologia. É o estudo das rochas.
Professor e alunos parecem ficar satisfeitos com a
resposta. Lentamente, os alunos folheiam o livro até à página trinta e dois. O
professor explica as características de diversas rochas, assim como as datas de
origem destas.
-Como sabemos que estas datas são verdadeiras? Ainda
nenhum cientista era nascido! – Comenta um aluno, após ser autorizado a falar.
-O menino acha que se estivesse errado, estava no
livro de Estudo do Meio? Se aí está é porque se estudou, se não se tivesse
estudado não estava aí! – Balbuciou o professor, atirando-lhe um olhar severo.
Resolvida, e bem, a situação, estuda-se o resto da
Petrologia agendada para esse dia. E quando o professor diz que para aquele dia
chega de Petrologia um aluno pergunta:
-Professor, como sabe quanto chega de determinada
matéria por dia e como decide o que é bom de dar em cada aula?
-É fácil. O Ministério da Educação desenvolve o
programa que todos os professores devem dar. Depois, cada professor planifica
anual, mensal e diariamente as suas aulas de acordo com esse programa. As planificações
são depois validadas pelo agrupamento de escolas.
Os alunos parecem ficar fascinados com tanta
organização. O relógio mostra ainda três da tarde.
Começa a fazer-se noite e os alunos, na sala de
aula, tentam esconder a impaciência. O professor, já sem matéria planificada para
este dia, improvisa agora ensinamentos à toa, sem nunca entrar em conversa
fiada. Um corajoso aluno pergunta se não serão horas de irem
todos para casa descansar. O professor responde:
-Não vêem que o relógio ainda só marca três horas
da tarde?
2 comentários:
"-O menino acha que se estivesse errado, estava no livro de Estudo do Meio? Se aí está é porque se estudou, se não se tivesse estudado não estava aí! – Balbuciou o professor, atirando-lhe um olhar severo."
Frase típica de um professor mas... quantas coisas erradas não têm os manuais...
Quantas, quantas...
tantas!
Enviar um comentário