terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Máquina de Fazer Tempo


Enquanto os alunos trabalham a ficha, o professor descansa os olhos no relógio. Os ponteiros informam três da tarde. Estamos numa sala de aula cinzenta e cheia de frio. Lá fora, o sol raia com toda a força. Os alunos não se impacientam para ir para o recreio, pois sabem que são três da tarde.

É agora tempo de estudar Petrologia. O relógio marca três da tarde. O professor ordena aos alunos que abram os livros de Estudo do Meio na página trinta e dois.

-O que é a Petrologia? – Pergunta um aluno.
-É um ramo da Geologia. É o estudo das rochas.

Professor e alunos parecem ficar satisfeitos com a resposta. Lentamente, os alunos folheiam o livro até à página trinta e dois. O professor explica as características de diversas rochas, assim como as datas de origem destas.

-Como sabemos que estas datas são verdadeiras? Ainda nenhum cientista era nascido! – Comenta um aluno, após ser autorizado a falar.
-O menino acha que se estivesse errado, estava no livro de Estudo do Meio? Se aí está é porque se estudou, se não se tivesse estudado não estava aí! – Balbuciou o professor, atirando-lhe um olhar severo.

Resolvida, e bem, a situação, estuda-se o resto da Petrologia agendada para esse dia. E quando o professor diz que para aquele dia chega de Petrologia um aluno pergunta:

-Professor, como sabe quanto chega de determinada matéria por dia e como decide o que é bom de dar em cada aula?
-É fácil. O Ministério da Educação desenvolve o programa que todos os professores devem dar. Depois, cada professor planifica anual, mensal e diariamente as suas aulas de acordo com esse programa. As planificações são depois validadas pelo agrupamento de escolas.

Os alunos parecem ficar fascinados com tanta organização. O relógio mostra ainda três da tarde.

Começa a fazer-se noite e os alunos, na sala de aula, tentam esconder a impaciência. O professor, já sem matéria planificada para este dia, improvisa agora ensinamentos à toa, sem nunca entrar em conversa fiada. Um corajoso aluno pergunta se não serão horas de irem todos para casa descansar. O professor responde:

-Não vêem que o relógio ainda só marca três horas da tarde?

2 comentários:

Jorge Filipe Ressurreição disse...

"-O menino acha que se estivesse errado, estava no livro de Estudo do Meio? Se aí está é porque se estudou, se não se tivesse estudado não estava aí! – Balbuciou o professor, atirando-lhe um olhar severo."
Frase típica de um professor mas... quantas coisas erradas não têm os manuais...

TheRagnawar disse...

Quantas, quantas...
tantas!